14 de Fevereiro – Valentine’s Day

Taí mais uma data que o comércio nacional está adotando como mundial/internacional para estimular as vendas entre os “propensos a gastar”.

Valentine's Day ou simplesmente, Novo Dia dos Namorados

Desde (aproximadamente) 1950 o Brasil comemora o Dia dos Namorados no dia 12 de Junho… antes disso a data era inexistente no Brasil e um dos principais responsáveis pelo início da comemoração dela no país foi o publicitário João Dória (sim, o pai do atual patrão de “O Aprendiz”). Tudo porque as lojas Clipper (criada em 1941 nos moldes dos grandes magazines e de propriedade de parte dos donos das lojas Garbo) queria uma campanha que alavancasse as vendas do setor no meio do ano. Aproveitando o fato de que em 13 de Junho é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, João Doria “estipulou” que no dia anterior, 12 de Junho, seria comemorado o nosso Valentines’s Day ou o Dia dos Namorados.

E a campanha não poderia ser melhor… “Não é só de beijos que se prova o amor”. As lojas Clipper não conseguiram aproveitar por muito tempo a campanha criada e assim como outros grandes magazines da época, fechou as portas, mas sua invenção beneficiou todos os demais comerciantes no Brasil, fazendo com que o dia dos Namorados se tornasse o 3º feriado comercial mais lucrativo no Brasil, perdendo apenas para o Natal e o dia da Mães (esse último, também criação do Dória).

Daí pergunto… se temos o dia 12 de Junho como o 3º feriado comercial mais lucrativo no país, por que precisamos comemorar também o Valentine’s Day? A questão é que não precisamos, mas vai tentar convencer seu(ua) namorado(a) de que ele(a) não precisa ganhar mais chocolates e flores nesse dia? ;)

Valentine's Day - Giuliana Flores

Valentine's Day - Flores Online

O comércio já fez sua parte trazendo o Valentine’s Day com tudo para o Brasil e com isso criando mais uma necessidade consumista na cabeça de todAs. Mas diferentemente do que muitos pensam, esse não é um feriado criado nos EUA, eles com certeza são os que mais incentivam o comércio e troca de presentes nesse dia, mas originalmente o feriado é europeu. A data foi escolhida em homenagem a São Valentim e como não poderia ser diferente, o Valentine’s Day se originou a partir de uma história de amor.

Entre todas as formas de comemorações no mundo, de longe, a mais curiosa é o Dia dos Namorados no Japão, onde se comemoram em 2 datas… as mulheres dão presentes em 14/02 e os homens em 14/03, mas a curiosidade reside na questão do valor, onde os homens precisam retribuir com um presente de valor superior. Dar um presente de valor igual ou inferior ao recebido da mulher é considerado ofensa e é praticamente o mesmo que cortar relações… (consultei a esposa do amigo @wdoi que é japonesa e confirmou o fato). Coitados de nós, homens brasileiros, se essa prática fosse adotada por aqui… ;)

Bom, apesar de não achar bacana tantas datas consumistas, não sou eu que vou iniciar uma revolução contra elas. Dentro de algumas horas, a patroa deverá receber o seu presente (como sei que ela não vai ler isso aqui, não tem problema comentar a “surpresa”)… mas como retribuição, ela bem que poderia comprar esse gloss da Heineken… heim? ;)


    • Nicia
    • fevereiro 14th, 2011

    Gastei dinheiro por sua causa !!!!! rsrsrsrsrsrs

    • juan
    • agosto 6th, 2011

    vc é uma retardada ñ tem nada a ver………..:@:(

    • Olá Juan… não sei se você está me chamando de retardad"O", mas se foi esse o caso, por favor… desenhe pra eu entender… ;)

      abs!

    • jessica
    • agosto 6th, 2011

    :(:(:(:(:(:(

  1. Nenhum trackback ainda.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.