Como comprar games no exterior?

Antes de dar a dica, deixa eu esclarecer alguns pontos…

  • Apesar dos passos abaixo se concentrarem apenas na loja britânica shopto.net, os mesmos podem ser utilizados em qualquer outra loja no exterior que envia produtos para o Brasil (todas as lojas possuem um link informando sobre países atendidos). A escolha pela ShopTo é meramente pessoal, pois é a loja em que mais faço pedidos;
  • Apesar de me concentrar apenas na compra de games, saiba que as dicas podem ser úteis para qualquer tipo de produto, mas se estiver pensando em importar dvd’s e blu-ray’s, não deixe de ler o guia de compras do Blog do Jotacê;
  • Não estou incentivando em hipotése alguma a sonegação de impostos. Apesar de achar os impostos nacionais absurdamente altos e defender o JogoJusto no Brasil, essa não é a intenção do artigo. Ao efetuar uma compra internacional saiba que você também estará sujeito a cobrança de todos os impostos de importação. A diferença é que você pode ou não ser taxado em suas compras (isso depende de uma série de fatores, como a localização da agência dos correios mais próxima da sua casa, o período do ano em que a compra foi efetuada, a situação econômica do país, o estado brasileiro em que sua encomenda desembarcou e até mesmo o humor do funcionário da receita que despachou o seu pedido… não há uma regra, simplesmente pode ou não acontecer), mas saiba que mesmo sendo taxado é bem provável que o custo final ainda assim deve ser bem menor do que se tivesse comprado por aqui, infelizmente;
  • Por fim, esse artigo supre a necessidade de explicar aos amigos interessados em comprar games no exterior, os atalhos e formas de conseguir fazer o mesmo. Muitos que me perguntam sobre como comprar no exterior, possuem as mesmas dúvidas (É seguro? Preciso de cartão internacional? Chega mesmo? E os impostos? etc…), achei melhor reunir essas informações em um único lugar facilitando assim a vida de todos.

Agora sim, vamos ao passo-a-passo.

Em primeiro lugar, respondendo a pergunta mais óbvia de todas, sim, será preciso um cartão de crédito internacional para efetuar suas compras internacionais. Parece estranho ter de responder isso, mas acreditem, há quem pergunte.

Em segundo lugar, caso não tenha ainda, recomendo efetuar um cadastro no PayPal e cadastrar todos os seus cartões que possivelmente você usaria em suas compras. Boa parte das lojas gringas (ShopTo é uma delas) aceitam como forma de pagamento o PayPal, dessa forma você evita cadastrar seu cartão em N lojas pelo mundo e ainda por cima, aumenta um nível de segurança para suas compras. Em tempo, ao cadastrar seus cartões no PayPal não esqueça de “confirmar/verificar” os mesmos no site. Isso é uma exigência de segurança para algumas lojas, aceitando apenas contas do PayPal cujos cartões foram verificados, além de ser também um sistema de segurança do próprio PayPal para garantir que o cartão cadastrado pertence realmente a pessoa que o cadastrou.

Eu particularmente só compro em lojas que aceitam PayPal. Não que eu não confie nas lojas gringas, muito pelo contrário, mas não custa nada nos precavermos de qualquer problema que possa ocorrer, ainda mais quando falamos de dinheiro e uma coisa tão pessoal como o cartão de crédito.

Ok, de posse de uma conta no PayPal vamos as compras…

Ao acessar o link da shopto.net, você deverá ver uma tela como a exibida abaixo:

ShopTo.net - Paraíso dos games no exterior

Logo de cara, recomendo alterar o valor de Euros para Libras Esterlinas (bandeirinhas abaixo do campo de login) por dois motivos. Primeiro porque a conversão em Reais é mais barata e você vai me agradecer por isso e segundo porque o PayPal não se dá muito bem com Euros, ao menos na minha conta, sempre dá algum tipo de erro.

Feito isso, a compra é feita exatamente da mesma forma que qualquer compra realizada em sites nacionais… Se tem cadastro, faça login, se não tem, crie um (utilize o mesmo endereço que cadastrou no PayPal). Escolha seus jogos e/ou acessórios, vá para o carrinho e finalize a compra. A imagem abaixo mostra o passo-a-passo desse parágrafo.

ShopTo.net - Passo-a-passo para comprar

Atenção para o frete! Atualmente o ShopTo oferece 2 tipos. £2,50 que não possui código de rastreamento e £7,08 que possui. Mesmo sendo bem mais caro, opte pelo envio com código de rastreamento, pois assim em caso de extravio ficará mais fácil reclamar e ter o seu pedido atendido. O ShopTo é uma empresa confiável, mas a partir do momento que o produto é enviado ele passa na mão de diversas empresas até chegar na sua casa e no meio do caminho ele pode simplesmente “sumir”. Comigo nunca aconteceu, mas conheço alguns amigos que tiveram esse tipo de problema. Todos foram solucionados pela ShopTo, mas não custa evitar a fadiga, quer dizer, nesse caso custa pouco… ;)

Após selecionar a forma de pagamento, caso tenha optado pelo PayPal, aparecerá a tela de checkout. A partir daí os passos deverão ser como os exibidos na imagem abaixo…

ShopTo.net - Passo-a-passo para concluir pagamento via PayPal

Pronto… agora é só aguardar e torcer para que o jogo não seja taxado fazendo com que você pague 3 ou 4x menos que o valor cobrado por aqui. ;)

Mas e seu eu for taxado, o que acontece? Nesse caso, ao invés de receber o jogo, você receberá um recibo dos correios informando que o seu jogo está localizado na agência mais próxima do endereço de entrega. Basta levar esse recibo, pagar o valor discriminado no mesmo (normalmente é 60% do valor do pedido, mas no caso da ShopTo, como vem sem nota, a receita federal costuma cobrar um valor default e abaixo do de mercado) e retirar o game na mesma hora.

No passo-a-passo acima faltou falar uma dica importante e que poucos conhecem. Para calcular o valor do câmbio do dia, você pode recorrer diretamente ao Google. Basta digitar a conversão que deseja, como no exemplo da imagem abaixo: “26 libras esterlinas em reais” e o oráculo faz o trabalho pra você… (lembrando que o valor pode sofrer variações, pois o fechamento da fatura do cartão não é o mesmo do fechamento do pedido).

ShopTo - Calcular taxa de câmbio no google

Agora não há mais desculpas para comprar aquele jogo bacana que há tempos você estava esperando por uma redução de preço.

Para finalizar o post, deixo aqui algumas dicas extras:

  • Os jogos comprados na ShopTo são europeus, há vantagens e desvantagens nesse caso. Em alguns casos, você poderá contar com legendas em PT-PT, por exemplo que não existem em jogos lançados no Brasil (que são americanos), porém fique atento a jogos que possuem DLC`s. Caso você queira atualizar o seu jogo futuramente terá de obter a atualização em uma conta européia na PSN. Se não quiser se preocupar com isso, recomendo uma ótima loja americana que é a eStarland (só demora um pouco mais pra chegar, mas a loja é super confiável e também aceita PayPal).
  • Para acompanhar seus pedidos na ShopTo, basta entrar nos detalhes de sua conta e clicar na opção para exibir as compras efetuadas. Lá você verá o código dos correios para fazer o tracking. Recomendo cadastrá-lo no Muambator.com.br para não ter de ficar entrando toda hora nos sites dos correios. Sempre que houver alteração de status, você recebe um e-mail informando. Para donos de iPhone, há também o app Pacotes, que se associa a sua conta do Muambator e torna o acompanhamento bem mais simples;
  • E por fim, uma dica bacana para quem quer comprar créditos para a conta da PSN a um custo baixo. Utilizem o site CardsCodes.com que oferece uma infinidade de cartões pré-pagos para diversos serviços pelo mundo. Comprando via PayPal a liberação dos códigos é em menos de 1 hora e você recebe os mesmos em seu e-mail.

Espero ter ajudado… Boas Compras!


    • alessandro
    • outubro 25th, 2011

    Cara eu ja parei de ficar comprando game em loja gringa, aqui tem umas lojas boas que tao com uma colecao enorme de games, barata e que voce pode pagar em um monte de vezes… varias lojas gringas nao entregam ou demoram um tempao.. nao tenho mais paciencia pra isso.. da uma olhada na http://www.proximogames.com.br eu to comprando game deles agora, tem um monte de semi-novos que passam por controle de qualidade e tudo mais.. acho que ta valendo a pena.

    • Olha, eu não costumo liberar comentários com esse tipo de indicação e conteúdo, porque está na cara que é propaganda e divulgação da loja, mas ok… liberei só pro pessoal entrar no link e comparar os preços. Me desculpe, mas prefiro "esperar um tempão" (de 20 a 40 dias no máximo) do que pagar o dobro do valor em um lançamento… Me parece um bom negócio aguardar apenas 1 mês a mais, mas ter 2 jogos pelo preço de 1… anyway… ;)

    • Evandro
    • dezembro 31st, 2011

    Gostei do tuto, só estou um pouco receoso de cadastrar o CC no shopto pelos alguns cados de clonagem do mesmo! E realmente os preços são ótimos, tem nem comparação com os daqui!

    • Fala Evandro… siga a dica do PayPal. Cadastre seus cartões no <a href="http://www.paypal.com.br” target=”_blank”>www.paypal.com.br e utilize essa forma de pagamento em sites no exterior. O ShopTo é confiável, mas é sempre bom evitar riscos… :)

    • Mauro
    • janeiro 24th, 2012

    eu compro na gringa tambem.. mas se eu tivesse o costume de comprar no brasil mesmo, pagando mais e tudo eu tambem recomendaria uma loja que me dá um bom atendimento sim.. muito legal a loja alessandro, mas prefiro esperar da gringa haha…

  1. Lista de lojas no exterior de games no link abaixo você poderar conferir esta lista http://compranoexterior.com.br/blog/games/

    • Fabrício From Brazil
    • novembro 28th, 2012

    Para quem quiser conhecer os serviços do Shipito que pode receber encomendas de lojas americanas e enviar pro seu endereço no Brasil acesse http://www.br.shipito.com/id_affiliate=1787 http://www.compranoexterior.com.br/blog/shipito/

  2. Um recurso de conteúdo como esse será muito útil para mim! Espantoso é que você não pede nada por essa fonte de informação. Você efetivamente me ajudou muito, muito obrigado.

    • Olá Paulo, não penso valer a pena cobrar por esse tipo de informação. Simplesmente achei válido divulgá-la, pois sei que muitas pessoas não conhecem o processo. Fico feliz por ter ajudado! :)

  3. Excelente post! Vai ser muito útil! Como vc disse na sua resposta, tem muita gente que nao conhece, inclusive eu rsrs. Obrigado!

  1. Nenhum trackback ainda.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.