Como copiar um jogo (e lucrar com isso)…

A alguns dias comprei um jogo absurdamente viciante para iPhone. Era o Cut The Rope, desenvolvido pela ZeptoLab. Não recebi nenhuma indicação de amigo para baixar o jogo, apenas o vi entre os top 10 da App Store e cliquei para ver reviews e fotos. Na mesma hora fiz a compra, afinal não é sempre que temos praticamente uma unanimidade de 5 estrelas para mais de 100 mil opiniões… ;)

Como sempre faço com apps e games bacanas que compro, comecei a indicar para amigos e entre eles alguns que possuiam Androids apesar do jogo não ter sido lançado para a plataforma, disse para ficarem atentos, pois a Chillingo, publisher do jogo, já havia deixado o recado na página deles que uma versão Android estava a caminho (hoje não encontrei mais o aviso, talvez pelo motivo citado nesse post).

Semana passada, uma amiga do trabalho (que tem Android, gostou do jogo e estava aguardando o mesmo) veio me mostrar que finalmente o “Cut The Rope” havia sido lançado para o Android. Achei bacana e fui ver o app, mas ao acessar vi diversas diferenças e a princípio imaginei que a ZeptoLab havia deixado o jogo na mão de outra produtora pra fazer a portabilidade ao Android, mas voltei a tela inicial e peraí… Rope Cut???

Cut the Rope vs Rope Cut - Tela de Abertura

Acho que estou ficando velho demais e não consigo acompanhar a velocidade das coisas atualmente. Mas o fato é que em “tempo recorde” uma produtora chamada Feeling Touch fez uma cópia impressionante como eu nunca tinha visto até então. Todos os elementos estavam lá… O Doce, A corda, O sap… ops, “A cobra” ;) e até mesmo a física do jogo…

A única tela que é diferente é a tela de seleção de fases, onde no original há boxes que você rola para a direita diferenciando os elementos existentes em cada fase… mas o resto… bem, tirem suas próprias conclusões com as imagens abaixo… ;)

Cut the Rope vs Rope Cut - Seleção de Fases

Cut the Rope vs Rope Cut - Fases Completadas

Cut the Rope vs Rope Cut - Primeira Fase

Cut the Rope vs Rope Cut - Congratulations

Até a um tempo atrás era possível fazer o download no Android Market Place, mas a cópia o game aparentemente foi retirado, não sei se após alguma solicitação da Chillingo.

Tentei achar algumas informações sobre a tal Feeling Touch, mas o site deles é bem simples e sem muitas informações. No Twitter, vi que a empresa é chinesa…

Twitter da Feeling Touch

Ao acessar o link citado no Twitter, vemos que eles “copiaram” o próprio site… Na verdade, segundo a descrição no twitter eles trocaram o nome de Super Droid para Feeling Touch (será que por motivos de direitos autorais com o nome anterior?).

Mas e o lucro? Como eles podem lucrar tomando uma atitude dessas e distribuindo o jogo gratuitamente? Uma rápida googlada nos indica uma série de “reviews iscas” para o game e alguns deles indicando o número de downloads efetuados até o momento em lojas não oficiais de apps para Androids. Preciso mesmo comentar sobre a visibilidade que a empresa ganha ao fazer esse tipo de ação? O lucro não está exatamente no jogo propriamente dito… :)

Enfim, temos aqui um bom exemplo de empresa “toda errada”. Infelizmente esse tipo de empresa existe aos montes por aí… vivem as custas da criação dos outros (qualquer semelhança em todas as outras áreas da vida, não passa de mera coincidência) e na verdade, eles não estão muito preocupados em demonstrar que fazem isso o tempo todo. Se até a Microsoft pode, porque eles não poderiam.

Muitos sabem que a questão da cópia faz parte da cultura chinesa… mas não pense nisso de forma pejorativa. Pelo dito popular, quando um produto é chinês a maioria já imagina “é cópia mal-feita de algum produto americano”. A questão é que você já parou pra pensar no porque os chineses copiam tanto os “nossos” produtos? Em uma conversa com um amigo nesse último fim de semana falamos sobre isso e ele comentou o que uma professora de seu MBA disse a respeito da “cultura de cópia” dos chineses e como desde cedo eles “aprendem a aprender” com os melhores. A forma encontrada por eles pra suprir essa necessidade de conhecimento é se espelharem no que de melhor conhecem e ao conseguirem copiar aquilo que acham bom e funcional, conseguem entender o funcionamento e a partir daí se acham livres para chegar onde querem chegar. Certo ou não, o fato é que com esse pensamento a China já é a 2ª maior economia do mundo

Com o excelente artigo “Why does China Copy Designs?” do Design Sojourn, podemos ter uma visão melhor sobre o assunto tratado no parágráfo acima e com esse outro do China Law Blog entendemos como uma empresa pode se precaver ao terceirizar a fabricação de seus produtos para a China.

Mas independentemente da cultura chinesa, ainda assim estamos sujeitos ao mau-caratismo de algumas empresas… Lao Kin Chong, manda abraços… ;)

A alguns dias comprei um jogo absurdamente viciante para iPhone. Era o Cut The Rope

(http://itunes.apple.com/us/app/cut-the-rope/id380293530?mt=8), desenvolvido pela ZeptoLab

(http://www.zeptolab.com). Não recebi nenhuma indicação de amigo para baixar o jogo, apenas o vi entre os top

10 da App Store e cliquei para ver reviews e fotos. Na mesma hora fiz a compra, afinal não é sempre que temos

praticamente uma unanimidade de 5 estrelas para mais de 100 mil opiniões… ;)

Como sempre faço com apps e games bacanas que compro, comecei a indicar para amigos e entre eles alguns que

possuiam Androids, apesar do jogo não ter sido lançado para a plataforma, disse para ficarem atentos, pois a

Chillingo (http://www.chillingo.com/sku.htm?sid=344), publisher do jogo, já havia deixado o recado na página

deles que uma versão Android estava a caminho (hoje não encontrei mais o aviso, talvez pelo motivo citado

nesse post).

Semana passada, uma amiga do trabalho (que tem Android, gostou do jogo e estava aguardando o mesmo) veio me

mostrar que finalmente o “Cut The Rope” havia sido lançado para o Android. Achei bacana e fui ver o app, mas

ao acessar vi diversas diferenças e a princípio imaginei que a ZeptoLab havia deixado o jogo na mão de outra

produtora pra fazer a portabilidade ao Android, mas voltei a tela inicial e peraí… Rope Cut???


  1. Nenhum comentário ainda

  1. Nenhum trackback ainda.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.