Que tal “humanizar” seu site com o humans.txt?

Qualquer um que esteja envolvido com SEO, SEM e Web Standards, já deve ter ouvido falar do robots.txt. Entre todas as técnicas utilizadas para um melhor posicionamento de seu site nos buscadores, ele é mais um dos recursos a serem utilizados.

Sempre que escrevemos um código semântico estamos visando máquinas (não estou levando em consideração a questão do legado) e a interpretação que as mesmas fazem do código. Da mesma forma, quando criamos um arquivo sitemap.xml ou robots.txt, estamos passando determinadas instruções para as máquinas.

Ok… mas e nós? Humanos? Metadados são tão importantes para nós quanto para as máquinas… foi pensando nisso que algumas pessoas resolveram criar o http://humanstxt.org. E com o slogan We Are People, Not Machines, eles demonstram claramente o propósito do projeto.

humans.txt - We are people. Not machines.

Que fique claro, o humans.txt não é mais uma técnica de SEO e não trará mais visitantes a sua página. Também não é uma brincadeira (apesar de muitos acharem isso). Trata-se apenas de uma tentativa de padronizar a forma como é apresentada os autores de um determinado site. E eu achei muito bacana isso, tanto que já fiz o humans.txt do designando;)

Não há regras para criação do arquivo. Você é livre para incluir toda e qualquer informação que achar útil ser apresentada, mas o Abel Cabans, um dos criadores do projeto, pensou em uma forma bem bacana de apresentar seus dados e todos os outros membros da equipe decidiram seguir o formato. Por sinal, é o formato que resolvi adotar também aqui para o blog.

Quer fazer o mesmo em seu site? Crie o arquivo (simplesmente um txt), salve-o na raiz e cite a tag author em seu código, como exemplificado abaixo:

<link rel=”author” type=”text/plain”  href=”http://seu_dominio/humans.txt” />

Para mais detalhes sobre o projeto humans.txt ou para conhecer a equipe envolvida, acesse http://humanstxt.org.

  1. Nenhum comentário ainda

  1. Nenhum trackback ainda.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.