Sobre

Update em 12-02-2011

Oi, sou o Marcelo Sales, quer tc? ;)

Mas afinal sobre o que é este blog? Alguns amigos me perguntaram isso após eu voltar a publicar no Designando e a resposta é bem simples… falo de tudo o que vier na minha cabeça. Esse não é um espaço jornalístico (apesar de levá-lo mais a sério do que muitos jornalistas), mas sim opinativo. Por opinativo entenda que sempre vou dar a minha opinião, ou seja, se não concorda ou não gosta do que escrevo o espaço para comentários é aberto a todos sem restrições… vamos discutir sobre. Aqui você vai me ver falando mais sobre iPhone do que Android, mais sobre PS3 do que x360, mas isso não significa que eu não reconheça o valor do Android ou x360, significa apenas que eu tenho iPhone e PS3 e que por ser o óbvio ululante vou falar mais sobre os produtos que tenho como testar… vez ou outra tenho a oportunidade de utilizar equipamentos de amigos e daí sim terei como dar minha opinião. “Se não conheço, não me atrevo.”

Fugindo um pouco da superficialidade que se tornaram os blogs atuais e da agilidade sem profundidade dos micro-blogs, nesse espaço eu tento ir além e tratar um pouco mais afundo os assuntos que passam por aqui. Dificilmente você verá um texto meu sem referências para se aprofundar ainda mais no assunto ou links com pontos de vistas de outras pessoas. Normalmente meus textos são montados a partir de algo que vi e achei bacana comentar e na busca por mais informações sobre o assunto, acabo mudando completamente o foco inicial o que consequentemente acaba tornado o texto mais rico em informações (e muitas vezes, mais longo também…).

Sempre achei um saco entrar em um blog para saber sobre um determinado assunto e ser recebido com um texto copiado de algum outro blog gringo e superficial sem qualquer informação extra (muitas vezes, sem nem mesmo o link referenciando o texto original). Se me perguntam algo na vida real eu explico detalhadamente todo o processo, principalmente se eu souber que a pessoa é leiga e realmente não conhece o assunto. Tento fazer o mesmo por aqui… nada de superficialidade.

Espero que goste! Se não gostar também não tem problema, algumas linhas acima eu comentei que tudo não passa de opinião pessoal… ;)

O texto abaixo foi originalmente escrito em 08-01-2011, data do relançamento do blog, e explica um pouco mais sobre a origem do blog.

2003 mandou lembranças…

…esse foi o ano em que ocorreu a última postagem do extinto blog Designando (antes designando.Zine).

Eis que pouco mais de 7 anos depois da última postagem o blog volta a respirar (ainda por aparelhos), mas com uma enorme vontade de viver novamente. Os tempos são outros, o tempo dedicado é outro, o tema do blog será (quase) outro, mas o entusiasmo continua o mesmo. Esse retorno era minha promessa preferida de ano-novo, mas como toda promessa de ano-novo ela não passava da primeira semana útil do ano.

Enfim, a promessa se tornou realidade e estou botando o blog pra funcionar novamente, ainda dentro da primeira semana do ano de 2011. Espero ter pique pra mantê-lo ativo por mais alguns meses anos e para isso, sugestões sempre serão bem-vindas.

Um breve histórico…

Alguns amigos tuiteiros (e das internerds) são amigos desde a época do antigo designando.Zine, mas muitos novos amigos nem devem saber que um dia existiu um blog chamado designando, cujo autor era eu. Então faço aqui um breve histórico recapitulando o que foi um dia o designando.Zine.

O blog nasceu de um projeto da facul (igualzinho ao Facebook de Mark Zuckerberg, sendo a única diferença, eu não ter ficado rico com isso). Na verdade ele nasceu como um projeto gráfico para uma revista impressa em 2001/2002 em uma das aulas do curso de Desenho Industrial. Durante o processo de criação surgiu a idéia de montar o site (já que dificilmente teria cacife pra bancar a impressão da revista) e meu insight na época foi aceso com a ajuda do bom e velho Blogger, criado em 1999 pelo “figurinha carimbada” Evan Williams (sim, o cara que criou – também – o Twitter) e já começando a bombar quando pensei em criar o designando.Zine.

Naquela época a moda não era o blog em si (ao menos não na comunidade de designers), mas sites que chamávamos de ZINES, pois o formato e tematização era de fato para representar uma revista eletrônica. E não foi diferente com o designando. Como sempre faço em meus projetos, tentei imaginar o que poderia ser um diferencial pro blog, uma vez que blogs com o tema “design” já existiam aos montes. Foi daí que surgiu a idéia de ter sua rolagem horizontal (para um blog, na época isso era novidade), além de ter um tema novo (layout completo) a cada 2 ou 3 meses (desnecessário dizer que esse foi um dos motivos do fim do blog). Bem… consegui manter a troca de versões por 4 edições… só sei que a partir desse momento, deixei de ser estagiário para trabalhar sério em uma agência e com isso o tempo foi ficando cada vez mais escasso para cuidar do blog até que ele caiu no limbo e entrou em coma por longos 7 anos… As versões criadas na época foram as seguintes (clicando nas imagens você é direcionado para o site):

Versão 01 (projeto piloto) – Chili Peppers

designandoZine - v.01Foi uma alusão ao verão absurdo que acontecia em SP (entra ano e sai ano e ainda achamos que o verão é absurdo…).

Versão 02 – No War

designando.Zine v.02Essa foi a versão que tornou o blog conhecido e que acabou me rendendo alguns freelas e contatos, inclusive “da gringa” (Espanha e França). foi inspirado por conta da invasão das tropas do Bush ao Iraque. A criação se baseou em um protesto contra a manipulação do homem como máquina de guerra.

Versão 03 – Brasil é +

designando.Zine v.03Contrastando com a versão anterior, essa era de tempos de paz e era minha contribuição como apoio a delegação brasileira durante os jogos Panamericanos de Santo Domingo. Com esse layout, lancei também o Fórum Designando, cujo número de participantes chegou a quase 800, porém assim como o blog, por falta de tempo para administrá-lo e sem poder contar com moderadores eficientes e confiáveis, encerrei o fórum assim que o blog foi desativado.

Versão 04 – Sustentabilidade

designando.Zine v.04Era uma época que pouco se ouvia em sustentabilidade (hoje isso é carne de vaca) e a idéia do tema era justamente despertar o interesse no assunto. Essa foi a última versão criada para o blog e com ela ele hibernou durante esses últimos 7 anos.

————–

Nesse meio tempo, o blog designando foi convidado a fazer parte da [REDE]sign que era uma espécie de “Clube dos 13″ voltado ao design. Nesse grupo, participavam sites conhecidos na época (alguns ainda hoje) tais como: 4efx, Eyepunch, Freemind, Grito Magazine, Milanesa, designTotal, designGráfico e Zupi.

O que vem por aí…

O designando.Zine foi um acontecimento bacana em minha carreira, além de ter sido uma boa forma para estudos e experimentos que dificilmente eu conseguiria fazer em projetos de clientes. E a idéia de colocar no ar novamente o blog (agora Blog Designando) continua sendo a mesma, manter contatos profissionais e pessoais, ser uma fonte de inspiração frequente e ter um ambiente de testes onde eu possa experimentar coisas novas e aprender um bocado com isso.

Os assuntos agora não serão apenas relacionados a design, como antes, mas sim a todo e qualquer assunto que me interesse e eu queira falar. Vocês continuarão vendo aqui muitas coisas sobre design, mas também verão sobre filmes, games, parafernália geek, locais bacanas para se conhecer antes de morrer, vídeos incríveis e mega-construções… :)

Enjoy!

PS: A propósito… você que ficou lendo esse tempo todo o nome do site imaginando uma alusão ao design. NÃO é “dizainando”, mas sim DESIGNANDO (leia exatamente como se escreve). Do verbo designar, ok? ;)